COBRANÇAS RECORRENTES

CARTÃO OU BOLETO... QUAL MELHOR OPÇÃO?

As cobranças recorrentes exigem atenção especial para que todo o processo seja executado de forma automatizada. Usar um sistema de gestão de assinaturas e pagamentos adequado para a recorrência é fundamental para o bom andamento do fluxo de trabalho, pois é ele quem irá automatizar a geração periódica das cobranças nas modalidades de pagamento com boleto bancário ou cartão de crédito.

Afinal, a preservação de uma relação saudável com o assinante é o objetivo que todos os negócios recorrentes devem perseguir. Isso deve acontecer, principalmente, para que o fluxo de caixa se mantenha previsível e estável.

Garantir que as cobranças sejam feitas de forma automatizada e com a maior conversão possível é fundamental. Para isso, é necessário entender os mecanismos de cada modalidade de pagamento e em qual público cada uma delas se encaixa melhor.

Cobrança recorrente com boleto bancário e cartão de crédito

Basicamente, existem três formas utilizadas para pagamento recorrente hoje no Brasil: boleto bancário, cartão de crédito e débito automático. Mas vamos focar nas duas primeiras, que são as mais utilizadas por pequenas e médias empresas.

boleto bancário é uma das mais conhecidas e utilizadas modalidades, principalmente no mercado B2B e entre as empresas que trabalham com tickets médios mais elevados.

cartão de crédito tem ganhado cada vez mais espaço na recorrência, principalmente no mercado B2C (negócios feitos entre empresas e consumidores finais pessoas físicas). Um dos principais motivos do sucesso é a comodidade. Isso acontece pois o cliente repassa seus dados uma única vez e as transações subsequentes são feitas de forma automatizada.

Já o débito automático em conta funciona debitando diretamente o valor na conta bancária, mediante a existência de saldo. Esta operação recorrente deve ser autorizada pelo cliente junto ao banco, ao passo que cabe à empresa abrir convênios junto às instituições bancárias para ampliar as opções de recebimento. Os bancos estão cada vez mais reduzindo esta modalidade para micro e pequenas empresas, por conta de problemas com fraude.

Todas essas modalidades de pagamento possuem aspectos positivos e desfavoráveis e também demandam uma correta gestão para que todo o processo de cobrança obtenha maior taxa de sucesso.

FONTE: blog.superlogica.com

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