QUER EMPREENDER?

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Vivemos nos perguntando o que devemos fazer para empreender, para vender e produzir sempre mais; como ter mais clientes ou "seguidores", visibilidade e, assim por diante. Eis aí o problema: a pergunta inicial deveria ser POR QUÊ eu quero empreender; vender o que vendo e fazer o que faço?

Pode parecer batido o discurso, mas esta ainda é a realidade da maioria dos jovens empreendedores. Entenda que as pessoas não compram de você o produto em si (o "o que"), afinal, provavelmente um produto igual o seu já deve ser vendido no mercado. Elas compram de ti porque se identificaram com o seu negócio, com a sua razão de existir. E, aqui eu estou falando mais do que atributos e benefícios, porque o concorrente também já deve ter os seus diferenciais. Estou falando do seu PROPÓSITO. Daquilo que te faz acordar todo dia com entusiamo para oferecer o melhor. É essa a razão pela qual você tem clientes fiéis, pois eles compartilham da mesma ideia. É isso que te torna diferente e único para eles.

Quando você perceber o que te move, as outras perguntas ficarão mais fáceis de serem respondidas. Mas, indico deixar o "como" por último. Ele acaba atrapalhando o seu raciocínio e da sua equipe. Ele é ansioso e já quer chegar no final da ideia.

Perceba cada fase do seu processo de negócio como um projeto, com começo, meio e fim, e reflita as razões de existir cada um deles; a partir disso, revejam o que deve ser feito, para quem ela existe (público-alvo) e com quem você realizará (equipe). Por fim, com a equipe qualificada - isto é, definida de acordo com as habilidades e competências de cada um para cada projeto -, serão criados os "comos". Não tenho dúvidas de quem assim, vocês terão encontrado o diferencial tão procurado. Aquele que faz sentido e que conversa com cada um: empreendedor, equipe e cliente.

Por isso, acredito que a beleza do negócio é atrair aqueles que acreditam no mesmo que você. Para inspirar, indico o vídeo abaixo do Simon Sinek, sobre o círculo de ouro. Depois, reflita e liste os porquês do seu negócio.

https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=pt-br

Resumindo: Saiba qual a sua intenção com a sua empresa e, espero sinceramente, que ela seja mais do que ganhar dinheiro. Use sua criatividade, a fim de encantar, inspirar e dê significado para todos aqueles que forem impactados com suas ações, mesmo que pequenas. Afinal, o mundo já está cheio do mesmo.

FONTE: www.linkedin.com

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