Preparamos este artigo para mostrar 6 ensinamentos aprendidos com os melhores e-commerce do mundo. Está pronto? Quer saber quais são? Então, confira!
1. Foco total no atendimento
Começaremos pelo foco total no atendimento. Pense bem: você acha que é possível uma empresa tornar-se uma referência de mercado se a forma como ela atende os clientes não for, no mínimo, satisfatória? É claro que não!
Entenda que esse é um dos pilares de sustentação não apenas de uma loja virtual, mas de qualquer tipo de negócio que envolva a comercialização de produtos ou serviços.
Para citar um exemplo, pegaremos a gigante brasileira Netshoes, que além de responder todas as solicitações de modo irrepreensível, os atendentes são proativos e muito cuidadosos. A marca trabalha contribuindo significativamente para a satisfação dos consumidores.
Além de prestarem um atendimento ágil e eficiente, a organização tenta resolver o problema sempre no primeiro contato. Para o cliente, a pior coisa que existe é ficar sendo transferido para outros atendimentos ou ter que aguardar por um retorno.
Portanto, se surgir um problema, resolva-o com a maior rapidez possível. Copie esse modelo e comece a aplicá-lo o quanto antes.
2. Imagens e fotos de qualidade
Por mais incrível que possa parecer, muitos empreendedores parecem não se importar com a qualidade das imagens dos seus produtos. Fotos sem zoom, pequenas demais, sem fundo e sem nenhum ponto de referência. Ao cometer esses erros, as vendas serão limitadas.
Nesse caso, a ideia é simples: valorize os seus itens ao máximo, procurando surpreender os clientes. Se você vende tênis e sapatos, exponha-os em 360 graus e faça uma demonstração prática, exibindo como eles ficam nos pés.
O mesmo deve ser feito para os objetos de decoração, isso é, fotografando-os em um fundo branco — que é uma recomendação geral — e sobre os ambientes que combinam com os produtos em questão.
Agora, se quiser ir ainda mais além, faça como a Asos, um e-commerce de muita expressão no nicho de roupas. Eles criaram um site paralelo, o qual permite aos visitantes fazer upload das suas fotos, possibilitando montar um look e verificá-lo sobre o próprio corpo.
3. Informações claras sobre os produtos
Outro ensinamento que pode ser tirado dos melhores e-commerce do mundo diz respeito às informações sobre os produtos. Faça o teste e comprove: escolha alguns dos principais players e analise a forma como as mercadorias são descritas.
Você verá que as descrições estarão claras e completas, com orientações de uso e até mesmo de conservação.
Citando as roupas novamente, informar apenas os tamanhos não será o suficiente. É necessário apresentar as medidas exatas das peças. Caso a exatidão não exista, inclua a margem de erro. Além disso, o material utilizado na fabricação deve ser exposto.
4. Atenção ao SEO e aos links patrocinados
Todo e qualquer e-commerce de sucesso investe em SEO e links patrocinados, sem exceção. O primeiro, que significa Search Engine Optimization (Otimização para os Motores de Busca), é um termo utilizado para descrever as estratégias desenvolvidas para otimizar o posicionamento nos rankings de pesquisa, especialmente no Google.
Por que você acha que as grandes lojas virtuais geralmente estão nas primeiras colocações de busca? É exatamente esse o motivo, a atenção ao SEO.
Já os links patrocinados, como o próprio nome sugere, são os anúncios pagos para serem destacados nas primeiras posições, independentemente se o SEO está sendo feito.
Ao digitar “eletrodomésticos” ou “TV 42 polegadas” no Google, veja se a Lojas Americanas, a Casas Bahia, o Walmart e o Extra não estão entre os primeiros. É provável que, pelo menos um deles, esteja.
5. Integração do negócio com as redes sociais
A íntima relação entre os melhores e-commerce e as redes sociais não poderia ficar de fora dessa lista, em hipótese alguma. Devido ao imenso poder de alcance desses canais, a utilização deles como ferramenta de divulgação permite aos lojistas expandir negócios e construir a sua imagem perante o público.
6. Entrega rápida e eficiente
Não importa o tamanho ou o segmento de atuação, o sucesso do comércio eletrônico está diretamente relacionado à qualidade da entrega. Aqui, não há segredo, é preciso rapidez e eficiência.
Tenha em mente que quanto mais rápido o produto chegar, melhor será a sua reputação perante o cliente. Em termos de eficiência, podemos considerar, nesse caso, a ausência das entregas equivocadas.
Um exemplo de organização que prioriza a logística é a Amazon, maior e-commerce do mundo. Para você ter uma ideia, o lema da empresa é: o que você quiser, na hora em que você quiser, onde quiser, com a rapidez que quiser.
Além desses, a categorização adequada dos produtos, a facilidade de navegação e a simplicidade no processo de compra também são ensinamentos aprendidos com quem já alcançou o sucesso.
FONTE: site.alphacode.com.br